Evangelho segundo S. Marcos 9,14-29.
Ia ter com os seus discípulos, quando viu em torno deles uma grande multidão e uns doutores da Lei a discutirem com eles. Assim que viu Jesus, toda a multidão ficou surpreendida e acorreu a saudá-lo. Ele perguntou: «Que estais a discutir uns com os outros?» Alguém de entre a multidão disse-lhe: «Mestre, trouxe-te o meu filho que tem um espírito mudo. Quando se apodera dele, atira-o ao chão, e ele põe-se a espumar, a ranger os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram.» Disse Jesus: «Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá.» E levaram-lho. Ao ver Jesus, logo o espírito sacudiu violentamente o jovem, e este, caindo por terra, começou a estrebuchar, deitando espuma pela boca. Jesus perguntou ao pai: «Há quanto tempo lhe sucede isto?» Respondeu: «Desde a infância; e muitas vezes o tem lançado ao fogo e à água, para o matar. Mas, se podes alguma coisa, socorre-nos, tem compaixão de nós.» «Se podes...! Tudo é possível a quem crê», disse-lhe Jesus. Imediatamente o pai do jovem disse em altos brados: «Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!» Vendo, Jesus, que acorria muita gente, ameaçou o espírito maligno, dizendo: «Espírito mudo e surdo, ordeno-te: sai do jovem e não voltes a entrar nele.» Dando um grande grito e sacudindo-o violentamente, saiu. O jovem ficou como morto, a ponto de a maioria dizer que tinha morrido. Mas, tomando-o pela mão, Jesus levantou-o, e ele pôs-se de pé. Quando Jesus entrou em casa, os discípulos perguntaram-lhe em particular: «Porque é que nós não pudemos expulsá-lo?» Respondeu: «Esta casta de espíritos só pode ser expulsa à força de oração.»
Da Bíblia Sagrada
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Bem-aventurado Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara
Méditations sur l'Évangile au sujet des principales vertus (trad. de Œuvres spirituelles, Seuil 1958, p. 161)
«Tudo é possível a quem crê»
«Se tiverdes fé como um grão de mostarda [...], nada vos será impossível» (Mt 17, 20). Podemos tudo através da oração: se não recebemos o que pedimos é porque não tivemos fé, ou porque rezámos pouco, ou porque seria prejudicial para nós que o nosso pedido fosse atendido, ou então porque Deus nos dá qualquer coisa melhor do que aquela que Lhe pedimos. Mas nunca deixamos de receber o que pedimos por a coisa ser demasiado difícil de obter: «Nada nos é impossível».
Não hesitemos em pedir a Deus mesmo as coisas mais difíceis, tais como a conversão de grandes pecadores, de povos inteiros. Peçamos-lho, por difícil que seja, com a fé de que Deus nos ama apaixonadamente e que, quanto maior é um dom, mais aquele que ama apaixonadamente gosta de o fazer; mas peçamos com fé, com insistência, constância, com amor, com boa vontade. E tenhamos a certeza de que, se pedirmos assim e com suficiente constância, seremos atendidos, receberemos a graça pedida ou uma melhor. Peçamos, pois, audaciosamente, a Nosso Senhor as coisas mais impossíveis de obter, quando são para Sua glória, e estejamos certos de que o Seu coração no-las concederá, por muito que pareçam humanamente impossíveis: porque dar o que é impossível a quem O ama é doce ao Seu coração. E quanto nos ama Ele!
3 comentários:
Jó 23
10 Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.
Gosto de conversar com pessoas com quem não preciso fingir que não sou cristã. tirei o nihilistic do apelido porque estava muito hipócrita.
Ser cristão é seguir a Cristo, tentar imitá-lo. Eu considero Jesus um dos primeiros heróis da humanidade e um homem de visão.
Mas Coop eu não sou hipócrita tb, eu entendo sua situação, hj em dia é fogo se assumir cristão com tanta gente "estudada" falando que tudo não passa de crendice. A maioria dos meus amigos são ateus e agnósticos eu te entendo bem.
Logo podemos conversar sem hipocrisias pequena.
:)
Também considero Cristo, o herói MAIOR da Humanidade. Lutou pela melhor causa do mundo, a grande causa perdida nos tempos de hoje, que é o amor. não desmerecendo os mártires, discípulos, toda a `turma DA CAUSA´ que foi cortada ao meio ou decapitada. tenho certeza que precisaram do amor de Cristo em alta voltagem para ter a coragem!
Engraçado, que quando eu escrevi o comentário ali em cima, eu ia colocar um parentêse dizendo `Acho que você entende essa situação´, e você disse tudo, tem situações que é melhor até digamos, preservar as nossas crenças, para não gastá-las com pessoas ignorantes que não sabem de nada (e tem PHD em filosofia, por exemplo).
Eclesiastes 12:12 ->
E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
=)
Postar um comentário