Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós com toda a sua riqueza: ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria; cantai a Deus, nos vossos corações, o vosso reconhecimento, com salmos, hinos e cânticos inspirados. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando graças por Ele a Deus Pai. Esposas, sede submissas aos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai as esposas e não vos exaspereis contra elas. Filhos, obedecei em tudo aos pais, porque isso é agradável no Senhor. Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.
É pena que Esposas não sabem disso ou se sabem ignoram, maridos idem e Mães então....
segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Da série letras do Myers: PHONY

Engraçado essa letra pois quando reescrevi ela há sei lá 2, 3 anos atrás eu achava mesmo que ela falava de pessoas da night, mas foi precisso acontecer uma merda terrível nesse ano de 2007 pra eu sacar de quem ela falava. E ela fala de uma pessoa em específico. Acredito eu que a primeira e segunda versões dessa letra falavam mesmo das pessoas da night, mas essa é a terceira versão, a que vai entrar no disco, a que canto em shows há bons 2 anos, e só esse ano eu vi que ela foi escrita no passado, para uma pessoa em específico do futuro. O mais escroto é pensar que todas as letras que não tenho certeza se revelam direcionadas a uma só pessoa. Muito sinistro isso. E mais sinistro é que eu estava pensando em PHONY hj, em publicar ela, de como essa letra sou eu, como ela pode se revelar tão verdadeira a alguém do futuro. E olhe o que é mais estranho ainda Coop me pediu a letra HOJE, logo hoje que eu estava pensando nessa letra. A Coop é a única pessoa que me chama de Cobra e eu gosto mesmo assim. Sorte dela não conhecer COBRAS de verdade, essa letra fala sobre uma cobra, uma víbora. A picada mais dolorosa vem de quem vc menos espera e dessa vez eu não falo de namoradas, rolinhos, ou qualquer coisinha do tipo homem X mulher. O buraco é mais embaixo. 100% raiva!!!
PHONY
You’ve turned the lights off
But still I can seeYou've kicked me in the face
But I still stand
She left me all alone
She has stolen a piece of me
Deep scars pierce my mind
But I don't care
What did you leave behind?
Can you fell my pain?
What do you want from me?
Can you face my rage?
To be honest with yourself
That is past now
Fake and pose
That is all that (really) matters
Your life doesn't mean anything
Your words are phoney
And that is all I wouldn't embrace
And you can't change that
I live in the ashes of your empire
Waiting for the day you're weakened
So I can show up in full power
And you can't stop me
And you're not expecting it
And no matter how much you refuse to
Acknowledge this
You will know my power
PHONY
You’ve turned the lights off
But still I can seeYou've kicked me in the face
But I still stand
She left me all alone
She has stolen a piece of me
Deep scars pierce my mind
But I don't care
What did you leave behind?
Can you fell my pain?
What do you want from me?
Can you face my rage?
To be honest with yourself
That is past now
Fake and pose
That is all that (really) matters
Your life doesn't mean anything
Your words are phoney
And that is all I wouldn't embrace
And you can't change that
I live in the ashes of your empire
Waiting for the day you're weakened
So I can show up in full power
And you can't stop me
And you're not expecting it
And no matter how much you refuse to
Acknowledge this
You will know my power

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
TORNE-SE UM LAGO
"O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasseuma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
- "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
- "Ruim" disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheiade sal e levasse a um lago.Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
- "Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestreperguntou:
- "Qual é o gosto?"- "Bom!" disse o rapaz.
- "Você sente o gosto do sal?" Perguntou o Mestre.
- "Não" disse o jovem.
- O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
- "A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".
(autor desconhecido)
Sei lá, viu, sei lá. Se servir para alguém tá aí.
- "Qual é o gosto?" perguntou o Mestre.
- "Ruim" disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheiade sal e levasse a um lago.Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o velho disse:
- "Beba um pouco dessa água".
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestreperguntou:
- "Qual é o gosto?"- "Bom!" disse o rapaz.
- "Você sente o gosto do sal?" Perguntou o Mestre.
- "Não" disse o jovem.
- O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:
- "A dor na vida de uma pessoa é inevitável. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Então, quando você sofrer, a única coisa que você deve fazer é aumentar a percepção das coisas boas que você tem na vida. Deixe de ser um copo. Torne-se um lago".
(autor desconhecido)
Sei lá, viu, sei lá. Se servir para alguém tá aí.
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Da série seja um ser humano melhor mas antes tome socos na cara da realidade
Murrão, murrão, murrão, soco na minha cara! Lá, lá, lá, lá lá a verdade é um soco na cara!
"Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar."
La Rochefoucald
"Saber ser é a chave para ter - entre tudo isto existe o fazer."
Villela da Matta
"A verdadeira amizade é como a saúde perfeita: seu valor raramente é reconhecido até que seja perdida."
Charles C. Colton
"Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Abstenha-se de tornar as brigas públicas e falar delas, a não ser para te jutificares."
Anne-Therese Lambert
"Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas de maneira certa. Amanhã será tarde. "
Martin Luther King
"Há quem nasce com oportunidades e, se assim preferir, as excluem; Há quem nasce sem elas e, se assim preferir, as criam."
Luzia Freitas – Escritora e Palestrante
"Um homem é rico na proporção do número das coisas de que é capaz de abrir mão."
Henry David Thoreau
Dedico essa postagem sem som de fundo ao meu amigo Práxis cuja amizade me faz falta e a todos que assim como eu só aprendem tomando NA LATA!
"Se alguém não encontra a felicidade em si mesmo, é inútil que a procure noutro lugar."
La Rochefoucald
"Saber ser é a chave para ter - entre tudo isto existe o fazer."
Villela da Matta
"A verdadeira amizade é como a saúde perfeita: seu valor raramente é reconhecido até que seja perdida."
Charles C. Colton
"Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Abstenha-se de tornar as brigas públicas e falar delas, a não ser para te jutificares."
Anne-Therese Lambert
"Hoje é sempre o dia certo de fazer as coisas certas de maneira certa. Amanhã será tarde. "
Martin Luther King
"Há quem nasce com oportunidades e, se assim preferir, as excluem; Há quem nasce sem elas e, se assim preferir, as criam."
Luzia Freitas – Escritora e Palestrante
"Um homem é rico na proporção do número das coisas de que é capaz de abrir mão."
Henry David Thoreau
Dedico essa postagem sem som de fundo ao meu amigo Práxis cuja amizade me faz falta e a todos que assim como eu só aprendem tomando NA LATA!
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
O maior elogio da minha vida.
O maior elogio da minha vida eu recebi via Messenger, (sempre ele) da minha mais nova amiga Coop (não sei se posso dizer seu nome de verdade logo não o direi), tive que reproduzir ele aqui no AGREDE pois ao contrário de outros jovens não tenho medalhas nem troféus de natação, judô, futebol e essas paradas. Mas isso pra mim foi como um troféu.
Sigam em frente leitores.
Obla di obla dá, messenger aqui, messenger acolá, papo vem, papo vai e recebo o seguinte tiro de bazuca:
Coop: sabe o que eu gostei em você, vou falar rapidão
Paulinho: o q?
Coop.: porque Você não se compromete com VERDADES, mas sim com a REALIDADE mesmo. As pessoas não entendem a diferença. Você é um ACHADO
Paulinho: eita?!? (leia-se aqui: "EITA PORRA!!!" - Foi o que se passou na minha mente)
Não é necessário dizer que se estivéssemos ao vivo e ela tivesse falado isso na minha cara, a queima roupa, teria COM CERTEZA recebido um beijo na boca, mesmo sem querer. E isso é faCto. Pois só uma desavisada faria isso achando que eu não a beijaria no aCto!! No aCto exaCto!
Mas como ela saberia que tinha feito o maior elogio da vida de um homem? Não há como saber, por isso meninas cuidado com o que vcs dizem. Um elogio franco é uma coisa,uma coisa legal, mas o MAIOR ELOGIO DA VIDA DE UM HOMEM é OUTRA COISA beeem diferente, é uma coisa SUPER LEGAL!
:D
Tenham todos um bom dia!
Sigam em frente leitores.
Obla di obla dá, messenger aqui, messenger acolá, papo vem, papo vai e recebo o seguinte tiro de bazuca:
Coop: sabe o que eu gostei em você, vou falar rapidão
Paulinho: o q?
Coop.: porque Você não se compromete com VERDADES, mas sim com a REALIDADE mesmo. As pessoas não entendem a diferença. Você é um ACHADO
Paulinho: eita?!? (leia-se aqui: "EITA PORRA!!!" - Foi o que se passou na minha mente)
Não é necessário dizer que se estivéssemos ao vivo e ela tivesse falado isso na minha cara, a queima roupa, teria COM CERTEZA recebido um beijo na boca, mesmo sem querer. E isso é faCto. Pois só uma desavisada faria isso achando que eu não a beijaria no aCto!! No aCto exaCto!
Mas como ela saberia que tinha feito o maior elogio da vida de um homem? Não há como saber, por isso meninas cuidado com o que vcs dizem. Um elogio franco é uma coisa,uma coisa legal, mas o MAIOR ELOGIO DA VIDA DE UM HOMEM é OUTRA COISA beeem diferente, é uma coisa SUPER LEGAL!
:D
Tenham todos um bom dia!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Pra você débil mental que gostou do Planeta dos Macacos de Tim Burton, o Cine AGREDE apresenta original: O Planeta dos Macacos (1968)
O PLANETA DOS MACACOS (The Planet of the Apes, EUA, 1968)
Roteiro: Rod Serling, Michael Wilson e John T. Keeley (baseado no livro homônimo de Pierre Boulle).
Direção: Franklin J. Schaffner
Com: Chalton Heston (Comandante George Taylor), Roddy Macdowall (Dr. Cornelius), Kim Hunter (Dr. Zira), Maurice Evans (Dr. Zaius), Linda Harrison (Nova), Robert Gunner (John Landon), Dodge (Jeff Burton), Stewart (Dianne Stanley)
Trilha sonora: Jerry Goldsmith (indicado ao Oscar pela mesma)
Maquiagem: John Chambers (ganhador do Oscar honorário pela maquiagem)
Quando assisti a tão aguardada nova versão do Planeta dos Macacos de Tim Burton, com um bando de amigos e amigas que nunca tinham visto os originais, eu saí do cinema um tanto quanto INDIGNADO! Além dos furos de roteiro e da fragilidade de seus pontos chaves, o filme tem um final para crianças de 12 anos, que por sinal era a censura do filme. O maldito filme ainda por cima tem um final com um gancho para uma continuação, que se vier a existir, será no mínimo ridícula! Saí pensando como meus amigos (as) eram, por ordem: ufanistas, maravilhadinhos (as) e facilmente impressionáveis. Faço aqui uma breve consideração:SE VOCÊS LEITORES NÃO VIRAM OS CINCO FILMES ORIGINAIS E, NEM SEQUER AO MENOS VIRAM OS DOIS PRIMEIROS, de onde Tim Burton CHUPOU TUDO, então, fiquem desde já sabendo que SEUS ARGUMENTOS NÃO SÃO, NEM NUNCA SERÃO VÁLIDOS, em uma contra-argumentação inteligente e plausível.
O filme original começa com o Comandante George Taylor (Chalton Heston) narrando a possível teoria do Dr. Hasslein (personagem chave da terceira continuação). Teoria na qual, os astronautas da nave, por estarem viajando a uma velocidade próxima à da luz estariam se deslocando milhares de anos no futuro na constelação de Órion. Taylor, um homem amargo, questiona se o Homem já teria controlado seus impulsos bélicos nesse possível futuro. Ele então entra em sua câmara de hibernação e vemos os demais astronautas hibernando. Fecha se a cena e começam os títulos do filme, uma música tribal assustadora começa a tocar, deixando curiosos os espectadores - mas somente os que se propuserem a prestar atenção nisso, ao invés de pensar no DIET MILHO grudado nos dentes. Para os Designers que gostam de “Title design”, vale notar a fonte dos créditos de abertura do filme. Simplesmente genial!
A nave então entra na atmosfera de um Planeta desconhecido e caí sobre um imenso lago. Os tripulantes são acordados de suas câmaras de hibernação e se deparam com a horrível visão de sua companheira, a astronauta Stewart (Dianne Stanley) morta e envelhecida milhares de anos. Sua cápsula se partira deixando-a a mercê do tempo que se passou. Eles observam o computador de bordo que marca o ano de 3.978 (2000 anos no futuro!). Logo os astronautas obtêm os resultados da atmosfera do planeta e então saem de sua nave em um bote inflável. Landon (Robert Gunner) ao chegar a beira do lago finca uma bandeira dos EUA no novo planeta, e Taylor mostrando todo o seu desprezo para com a raça humana começa a rir de seu amigo.

Depois disso Taylor, Dodge e Landon passam dias e mais dias caminhando em colinas de um imenso deserto, sofrendo com tempestades magnéticas e avalanches. A visão daquela imensidão gera uma espécie de sentimento de desolação e derrotismo já nos primeiros instantes do filme. Uma expedição espacial, onde se supõe, a humanidade depositou tantas confianças, viera a parar em um mundo estéril.
Os três astronautas depois de muito andarem encontram vegetação e água, e logo em seguida se deparam com uma tribo de humanos quase pré-históricos. Taylor ao observar os humanos fala a seus companheiros que seria uma questão de semanas para que eles três dominassem essa civilização. Taylor mostra apreciação por uma nativa, a jovem Nova (Linda Harrison, que, diga-se de passagem, era uma gata!). 
Os humanos e os astronautas estão a comer frutas, quando de repente ouvem um som de trombeta que assusta os nativos, estes começam a correr desesperados e os astronautas fazem o mesmo, então uma música pesada e assustadora preenche o espaço entre as cenas entrecortadas do mato sendo aberto, milhares de cascos de cavalos esmagando a vegetação e pontas de rifles dando tiros a esmo. Tudo é assustador, e Taylor permanece estarrecido ao ver um gorila horrível com uma espingarda montado em um cavalo. Eis que o filme revela seu ponto alto, mostrando uma caçada perturbadora, onde humanos são presos e mortos como animais por gorilas gigantes. Nessa parte é inevitável comparar como a caçada desse filme tão velho (68), é tão mais assustadora e VIOLENTA do que a caçada com aqueles gorilas com feições DEMASIADAMENTE HUMANAS de Tim Burton.

Na caçada Taylor toma um tiro na garganta e desmaia. Ao acordar em uma jaula ele se depara com uma sociedade de Macacos onde eles são os senhores do planeta e os humanos são os escravos. Preso e sem falar ele logo conquista a admiração da Chimpanzé Doutora Zira (Kim Hunter), logo ele demonstra a ela que possui inteligência ao escrever seu nome. Zira assustada comunica ao seu noivo, o arqueólogo Dr. Cornelius (Roddy Macdowall) sobre o ocorrido. Depois disso, Taylor ainda sem fala, começa a escrever que veio de outro planeta, através de uma viagem no tempo. Cornelius desdém do relato de Taylor, que faz um aviãozinho de papel e o arremessa no ar para provar sua história. Zira maravilhada acha que Taylor poderia confirmar as teorias de Cornelius. Teorias essas que supõem que os macacos pudessem ter evoluído dos humanos. Mas eis que aparece o orangotango Zaius – o líder da ciência e religião dos macacos, que ao ver o avião de papel no chão suspeita de Taylor, e mandando-o castrá-lo e lobotomiza-lo.
Taylor descobre os planos de Zaius e consegue fugir. Mas não por muito tempo, logo ele descobre o bizarro destino de seus companheiros. Alugue a fita e descubra o destino dos outros astronautas, mas uma coisa eu garanto, esse tipo de coisa com certeza seria censurada nos dias de hoje. O filme do Tim Burton não passou nem perto disso em termos de impacto visual, é AGREDE meu filho, é AGREDE demais! Depois de se desvencilhar de quase tudo, e quando o derrotismo imperante no filme parece já ter chegado ao seu limite, eis que surge o “Gran Finale”!
BEM, AQUI EU RECOMENDO AS PESSOAS QUE NÃO VIRAM O ORIGINAL QUE PAREM A LEITURA. O final é surpreendente e eu não quero conta-lo a quem não o conhece. Mas se sua curiosidade for maior, o problema é seu, siga a leitura.
O FINAL:
Taylor e Nova, depois de escapar dos macacos, estão a andar pela Zona Proibida, quando se deparam com uma estranha ruína. Taylor perplexo desce de seu cavalo e amaldiçoa a humanidade gritando desesperado. Temos aqui a estranha visão das ruínas da estátua da liberdade. Taylor descobre então que aquele Planeta Alienígena era a terra após uma hecatombe nuclear. TERMINA AQUI UM FILME PAVOROSO, QUE SE ME PEDISSEM EU RESUMIRIA EM TRÊS PALAVRAS: DESCONFORTÁVEL, PESSIMISTA E PERTURBADOR. Além de fantástico o filme evoca assuntos polêmicos em voga naquela época: o perigo de uma guerra nuclear (pois o filme foi feito no auge da guerra fria), o medo do fim do mundo, o tabu que era a possibilidade de que teorias evolutivas comprovassem que o homem havia vindo do macaco, e o preconceito racial ás avessas, onde os humanos todos caucasianos sofriam torturas de escravos pelos macacos (principalmente gorilas negros). O filme é um clássico da Ficção Científica, e se esquecermos tudo isso e só deixarmos o entretenimento ainda assim, ele será MUITO superior ao novo de Tim Burton.Próximo Cine AGREDE, falarei da continuação: De volta ao Planeta dos Macacos. O segundo da série pra cinema de 1970.
Curiosidades:
Arthur P. Jacobs é o produtor de todas os filmes da saga Planeta dos Macacos.
Chalton Heston foi peça fundamental quando Arthur P. Jacobs queria convencer a Fox a fazer esse filme, pois ele topou na hora fazer o papel do Comandante Taylor. Ele já havia lido o romance O Planeta dos Macacos de Pierre Boule e se apaixonara. E já era um ator consagrado, pois já havia feito Os Dez Mandamentos, El Cid, Da Terra nascem os Homens, O Maior espetáculo da terra e Ben Hur (11 Oscars). O simples fato de ele ser o ator principal já ajudou muito a convencer o presidente da Fox da viabilidade do projeto. Esse filme também chocou muitas pessoas na época por mostrar Heston, uma figura sempre representara figuras heróicas apanhando violentamente.
Rod Serling um dos roteiristas foi o principal roteirista do seriado surrealista Além da Imaginação. Estou falando da série original em preto e Branco e não da refilmagem que nós conhecemos dos anos 80.
Pierre Boule escreveu antes de o Planeta dos Macacos a Ponte do Rio Kwai, que virou filme antes do Planeta dos Macacos.
John Chambers (GÊNIO!!!) Ganhou Oscar honorário pela maquiagem dos macacos.
Jerry Goldsmith GÊNIO DE DIVERSAS TRILHAS SONORAS dentre as quais: Tora! Tora! Tora! , Papillon, Chinatown, Damien: A profecia II, Alien o Oitavo Passageiro, Jornada nas Estrelas, Poltergeist, Rambo I, II, e III, Psicose II, Além da Imaginação o filme, Gremlins I e II, A Lenda, O Vingador do Futuro, Instinto Selvagem, Dormindo com o Inimigo, O Sombra, A Múmia, Décimo terceiro Guerreiro entre outros foi indicado ao Oscar por seu trabalho em O Planeta dos Macacos.
A febre gerada pela saga Planeta dos Macacos, gerou cinco filmes, duas séries de TV, um desenho animado, inúmeras adaptações para livros e quadrinhos e é claro milhares de brinquedos, bonés e camisetas. O fôlego comercial desta série só começa a se perder quando surge nos EUA outra série de sucesso: Star Wars de George Lucas.
Cada grupo de Macacos representava uma parte da sociedade americana: os Gorilas dos filmes representam os Negros, os Chimpanzés os Judeus e os Orangotangos o Governo.
Roteiro: Rod Serling, Michael Wilson e John T. Keeley (baseado no livro homônimo de Pierre Boulle).
Direção: Franklin J. Schaffner
Com: Chalton Heston (Comandante George Taylor), Roddy Macdowall (Dr. Cornelius), Kim Hunter (Dr. Zira), Maurice Evans (Dr. Zaius), Linda Harrison (Nova), Robert Gunner (John Landon), Dodge (Jeff Burton), Stewart (Dianne Stanley)
Trilha sonora: Jerry Goldsmith (indicado ao Oscar pela mesma)
Maquiagem: John Chambers (ganhador do Oscar honorário pela maquiagem)
Quando assisti a tão aguardada nova versão do Planeta dos Macacos de Tim Burton, com um bando de amigos e amigas que nunca tinham visto os originais, eu saí do cinema um tanto quanto INDIGNADO! Além dos furos de roteiro e da fragilidade de seus pontos chaves, o filme tem um final para crianças de 12 anos, que por sinal era a censura do filme. O maldito filme ainda por cima tem um final com um gancho para uma continuação, que se vier a existir, será no mínimo ridícula! Saí pensando como meus amigos (as) eram, por ordem: ufanistas, maravilhadinhos (as) e facilmente impressionáveis. Faço aqui uma breve consideração:SE VOCÊS LEITORES NÃO VIRAM OS CINCO FILMES ORIGINAIS E, NEM SEQUER AO MENOS VIRAM OS DOIS PRIMEIROS, de onde Tim Burton CHUPOU TUDO, então, fiquem desde já sabendo que SEUS ARGUMENTOS NÃO SÃO, NEM NUNCA SERÃO VÁLIDOS, em uma contra-argumentação inteligente e plausível.
O filme original começa com o Comandante George Taylor (Chalton Heston) narrando a possível teoria do Dr. Hasslein (personagem chave da terceira continuação). Teoria na qual, os astronautas da nave, por estarem viajando a uma velocidade próxima à da luz estariam se deslocando milhares de anos no futuro na constelação de Órion. Taylor, um homem amargo, questiona se o Homem já teria controlado seus impulsos bélicos nesse possível futuro. Ele então entra em sua câmara de hibernação e vemos os demais astronautas hibernando. Fecha se a cena e começam os títulos do filme, uma música tribal assustadora começa a tocar, deixando curiosos os espectadores - mas somente os que se propuserem a prestar atenção nisso, ao invés de pensar no DIET MILHO grudado nos dentes. Para os Designers que gostam de “Title design”, vale notar a fonte dos créditos de abertura do filme. Simplesmente genial!
A nave então entra na atmosfera de um Planeta desconhecido e caí sobre um imenso lago. Os tripulantes são acordados de suas câmaras de hibernação e se deparam com a horrível visão de sua companheira, a astronauta Stewart (Dianne Stanley) morta e envelhecida milhares de anos. Sua cápsula se partira deixando-a a mercê do tempo que se passou. Eles observam o computador de bordo que marca o ano de 3.978 (2000 anos no futuro!). Logo os astronautas obtêm os resultados da atmosfera do planeta e então saem de sua nave em um bote inflável. Landon (Robert Gunner) ao chegar a beira do lago finca uma bandeira dos EUA no novo planeta, e Taylor mostrando todo o seu desprezo para com a raça humana começa a rir de seu amigo.

Depois disso Taylor, Dodge e Landon passam dias e mais dias caminhando em colinas de um imenso deserto, sofrendo com tempestades magnéticas e avalanches. A visão daquela imensidão gera uma espécie de sentimento de desolação e derrotismo já nos primeiros instantes do filme. Uma expedição espacial, onde se supõe, a humanidade depositou tantas confianças, viera a parar em um mundo estéril.
Os três astronautas depois de muito andarem encontram vegetação e água, e logo em seguida se deparam com uma tribo de humanos quase pré-históricos. Taylor ao observar os humanos fala a seus companheiros que seria uma questão de semanas para que eles três dominassem essa civilização. Taylor mostra apreciação por uma nativa, a jovem Nova (Linda Harrison, que, diga-se de passagem, era uma gata!). 
Os humanos e os astronautas estão a comer frutas, quando de repente ouvem um som de trombeta que assusta os nativos, estes começam a correr desesperados e os astronautas fazem o mesmo, então uma música pesada e assustadora preenche o espaço entre as cenas entrecortadas do mato sendo aberto, milhares de cascos de cavalos esmagando a vegetação e pontas de rifles dando tiros a esmo. Tudo é assustador, e Taylor permanece estarrecido ao ver um gorila horrível com uma espingarda montado em um cavalo. Eis que o filme revela seu ponto alto, mostrando uma caçada perturbadora, onde humanos são presos e mortos como animais por gorilas gigantes. Nessa parte é inevitável comparar como a caçada desse filme tão velho (68), é tão mais assustadora e VIOLENTA do que a caçada com aqueles gorilas com feições DEMASIADAMENTE HUMANAS de Tim Burton.

Na caçada Taylor toma um tiro na garganta e desmaia. Ao acordar em uma jaula ele se depara com uma sociedade de Macacos onde eles são os senhores do planeta e os humanos são os escravos. Preso e sem falar ele logo conquista a admiração da Chimpanzé Doutora Zira (Kim Hunter), logo ele demonstra a ela que possui inteligência ao escrever seu nome. Zira assustada comunica ao seu noivo, o arqueólogo Dr. Cornelius (Roddy Macdowall) sobre o ocorrido. Depois disso, Taylor ainda sem fala, começa a escrever que veio de outro planeta, através de uma viagem no tempo. Cornelius desdém do relato de Taylor, que faz um aviãozinho de papel e o arremessa no ar para provar sua história. Zira maravilhada acha que Taylor poderia confirmar as teorias de Cornelius. Teorias essas que supõem que os macacos pudessem ter evoluído dos humanos. Mas eis que aparece o orangotango Zaius – o líder da ciência e religião dos macacos, que ao ver o avião de papel no chão suspeita de Taylor, e mandando-o castrá-lo e lobotomiza-lo.
Taylor descobre os planos de Zaius e consegue fugir. Mas não por muito tempo, logo ele descobre o bizarro destino de seus companheiros. Alugue a fita e descubra o destino dos outros astronautas, mas uma coisa eu garanto, esse tipo de coisa com certeza seria censurada nos dias de hoje. O filme do Tim Burton não passou nem perto disso em termos de impacto visual, é AGREDE meu filho, é AGREDE demais! Depois de se desvencilhar de quase tudo, e quando o derrotismo imperante no filme parece já ter chegado ao seu limite, eis que surge o “Gran Finale”!
BEM, AQUI EU RECOMENDO AS PESSOAS QUE NÃO VIRAM O ORIGINAL QUE PAREM A LEITURA. O final é surpreendente e eu não quero conta-lo a quem não o conhece. Mas se sua curiosidade for maior, o problema é seu, siga a leitura.
O FINAL:
Taylor e Nova, depois de escapar dos macacos, estão a andar pela Zona Proibida, quando se deparam com uma estranha ruína. Taylor perplexo desce de seu cavalo e amaldiçoa a humanidade gritando desesperado. Temos aqui a estranha visão das ruínas da estátua da liberdade. Taylor descobre então que aquele Planeta Alienígena era a terra após uma hecatombe nuclear. TERMINA AQUI UM FILME PAVOROSO, QUE SE ME PEDISSEM EU RESUMIRIA EM TRÊS PALAVRAS: DESCONFORTÁVEL, PESSIMISTA E PERTURBADOR. Além de fantástico o filme evoca assuntos polêmicos em voga naquela época: o perigo de uma guerra nuclear (pois o filme foi feito no auge da guerra fria), o medo do fim do mundo, o tabu que era a possibilidade de que teorias evolutivas comprovassem que o homem havia vindo do macaco, e o preconceito racial ás avessas, onde os humanos todos caucasianos sofriam torturas de escravos pelos macacos (principalmente gorilas negros). O filme é um clássico da Ficção Científica, e se esquecermos tudo isso e só deixarmos o entretenimento ainda assim, ele será MUITO superior ao novo de Tim Burton.Próximo Cine AGREDE, falarei da continuação: De volta ao Planeta dos Macacos. O segundo da série pra cinema de 1970.
Curiosidades:
Arthur P. Jacobs é o produtor de todas os filmes da saga Planeta dos Macacos.
Chalton Heston foi peça fundamental quando Arthur P. Jacobs queria convencer a Fox a fazer esse filme, pois ele topou na hora fazer o papel do Comandante Taylor. Ele já havia lido o romance O Planeta dos Macacos de Pierre Boule e se apaixonara. E já era um ator consagrado, pois já havia feito Os Dez Mandamentos, El Cid, Da Terra nascem os Homens, O Maior espetáculo da terra e Ben Hur (11 Oscars). O simples fato de ele ser o ator principal já ajudou muito a convencer o presidente da Fox da viabilidade do projeto. Esse filme também chocou muitas pessoas na época por mostrar Heston, uma figura sempre representara figuras heróicas apanhando violentamente.
Rod Serling um dos roteiristas foi o principal roteirista do seriado surrealista Além da Imaginação. Estou falando da série original em preto e Branco e não da refilmagem que nós conhecemos dos anos 80.
Pierre Boule escreveu antes de o Planeta dos Macacos a Ponte do Rio Kwai, que virou filme antes do Planeta dos Macacos.
John Chambers (GÊNIO!!!) Ganhou Oscar honorário pela maquiagem dos macacos.
Jerry Goldsmith GÊNIO DE DIVERSAS TRILHAS SONORAS dentre as quais: Tora! Tora! Tora! , Papillon, Chinatown, Damien: A profecia II, Alien o Oitavo Passageiro, Jornada nas Estrelas, Poltergeist, Rambo I, II, e III, Psicose II, Além da Imaginação o filme, Gremlins I e II, A Lenda, O Vingador do Futuro, Instinto Selvagem, Dormindo com o Inimigo, O Sombra, A Múmia, Décimo terceiro Guerreiro entre outros foi indicado ao Oscar por seu trabalho em O Planeta dos Macacos.
A febre gerada pela saga Planeta dos Macacos, gerou cinco filmes, duas séries de TV, um desenho animado, inúmeras adaptações para livros e quadrinhos e é claro milhares de brinquedos, bonés e camisetas. O fôlego comercial desta série só começa a se perder quando surge nos EUA outra série de sucesso: Star Wars de George Lucas.
Cada grupo de Macacos representava uma parte da sociedade americana: os Gorilas dos filmes representam os Negros, os Chimpanzés os Judeus e os Orangotangos o Governo.
Sem enrolações o que vem aí:
Ao som de Madonna - confessions on a dance floor de 2005.
Começarei a republicar críticas que fazia no extinto site www.naguerra.com que datam do período de 2001 a 2003. Era "crítico" de cinema (grandes merdas qualquer pseudo letrado hj o é) e tinha uma coluna chamada Cine AGREDE.
Daí vc tira de onde eu tirei o nome do Blog, é uma derivação do que eu fazia lá com maior amplitude de temas.
Fui!
Começarei a republicar críticas que fazia no extinto site www.naguerra.com que datam do período de 2001 a 2003. Era "crítico" de cinema (grandes merdas qualquer pseudo letrado hj o é) e tinha uma coluna chamada Cine AGREDE.
Daí vc tira de onde eu tirei o nome do Blog, é uma derivação do que eu fazia lá com maior amplitude de temas.
Fui!
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Ensinamento do dia: O sacrifício benéfico!
Essa aqui eu senti que foi pra mim, cacildis, parece que o cara falou pra mim e HOJE. Lá vai o sacrifício benéfico por Charles Du Bois.
"O importante é isto: ser capaz a qualquer momento de sacrificar o que somos pelo que poderíamos nos tornar."
Charles Du Bois
Essa frase foi com um SOCO na minha cara. Não preciso nem dizer pq se vc sentiu alguma coisa pesando na consciência tb.
"O importante é isto: ser capaz a qualquer momento de sacrificar o que somos pelo que poderíamos nos tornar."
Charles Du Bois
Essa frase foi com um SOCO na minha cara. Não preciso nem dizer pq se vc sentiu alguma coisa pesando na consciência tb.
Assinar:
Postagens (Atom)