sábado, 24 de fevereiro de 2007

Não viu Rocky ainda? Tá esperando o que? Texto elucidativo de porque vc está demorando para assistir ROCKY BALBOA!

ROCKY BALBOA ou Rocky VI
Definitivamente não é o melhor da série, ainda que esse seja um critério puramente SUBJETIVO. Definitivamente a crítica não vai elogiar a atuação e direção do Stallone, que mereciam SIM elogios. Mas essa mesma crítica foi pega de calças curtas com relação ao filme que até semanas antes de sua estréia era visto como motivo de piada. São os críticos detratores vorazes de Sylvester Stallone elogiando seu filme mais famoso em seu capítulo VI, o que não deve ser fácil para esses detratores, sempre irônicos com relação a este e a continuações de filmes. E definitivamente esse filme não vai agradar a galera da maromba sem cérebro que infelizmente só gosta de Rocky IV.

Vamos aos fatos a série Rocky apesar de sempre atacada é uma série REGULAR SIM! Ao contrário de outras séries famosas, com exceção de Rocky V não há nenhum Rocky que dê pra se dizer que é ruim, ou vexatório, cada um têm seu valor e seu aspecto complementar. Se até Poderoso Chefão mandou mal no episódio III e a maioria dos filmes passam vexame no episódio II, fazer 5 filmes bons entre 6 não é pra qualquer um. A série Rocky é uma série regular e isso é uma exceção a regra das continuações. Por favor, não me venham com porra de De Volta pro Futuro porque só o I tem real relevância nessa série.

Pra quem gosta de Drama o I e II são perfeitos, pra quem gosta de ação o IV é o pedido, pra quem sacou que a vida são altos e baixos, tristezas e alegrias, risadas, ação, choro e crescimento, e para poucos DETERMINAÇÃO o pedido é o III. A mídia e gente que se diz fã só fala do I que tem um grande valor por ser o primeiro capítulo, mas desmerecer os outros só pode ser encarado como picuinha de intelectualóide cult, o popular FDP recalcado e invejoso. Ou pior coisa de preconceituoso que nunca se deu ao trabalho de ver com paciência o II, III e IV.

Fazer o que meu Rei se vc está passando pela vida como quem vai de férias pra Bahia? Se importando muito mais em ver filmes do Martin Scorsese por ser o Scorsese ao invés de ver porque eventualmente poderiam ser bons? Não é preciso dizer que Cabo do Medo é uma MERDAAAA e a última Tentação de Cristo é maneirissímo, não por acaso os dois do Scorsa. Você tem ido ao cinema pelos motivos certos? Sinto ter que falar, mas todo artista tem altos e baixos.

Esse Rocky Balboa ou Rocky VI têm algo diferente de TODOS os Rockys e ao mesmo tempo têm elementos mágicos de todos os Rockys. Ele pega elementos nostálgicos que deram certo nos quatro primeiros filmes como o treinamento, alguns conflitos, os questionamentos, as músicas clássicas, mas ao mesmo tempo é totalmente diferente. Por mais paradoxal que seja, apesar de ser uma continuação ele se parece mais como um filme só, isolado. Ele funciona tanto como continuação como filme solo. Não é preciso ter visto nenhum dos anteriores para compreensão desse novo. Não é preciso nem ser fã dos antigos para ver esse e entender sua história e admirá-la. Você pode até odiar a série, contanto que entre no cinema destituído de preconceito e expectativas e talvez quem sabe se surpreender, e quem sabe sendo otimista virar fã do cara.

Mas o que realmente me impressionou nesse filme foi a direção, a atuação do Sly e a pureza singela de sua história. Esse filme tem uma direção absurdamente inovadora se comparado a qualquer outro da série, com ângulos de câmera nunca usados, umas jogadas e efeitos que eu particularmente fiquei impressionado. Como Sylvester Stallone não investe na carreira de diretor e roteirista? Como roteirista tem anos que ele prova estar acima da média, mas como diretor acho que esse filme revelou uma faceta completamente desconhecida dele. Ok ele dirigiu os excelentes Rockys II, III e IV, mas não são nada excepcionais em sua direção, a não ser pelo fato do Guy Ritche marido da Madonna plagiar na cara dura as cenas de luta do Rocky II e IV eme cenas de luta de adivinhem... boxe no Snatch. No quesito direção Stallone nunca se destacou. Nesse Rocky Balboa a direção é ANIMAL, eu to até agora de boquiaberto com a direção e as escolhas por ele feitas como diretor.
E o mais forte do filme sua pureza, sua história bonita. Esse filme como disse antes não é o melhor da série, para mim o melhor ainda continua sendo o III, no entanto a história desse Rocky Balboa é definitivamente A MAIS BONITA DISPARADA DE TODA A SÉRIE. Não dá pra comentar sem estragar surpresas, mas é bonito siniiiiiistro. Nunca a série foi tão a fundo em um aspecto e definitivamente dá para entender porque a crítica sempre acostumada a esculachar o grande Stallone parece se retratar com ele nesse Rocky Balboa. São inúmeras críticas gringas elogiando o filme, os detratores mordem suas línguas ferinas. O filme é certeiro naquilo que a crítica “cult” intelectualóide pensa gostar, ele é BONITO PRA CARALHO!

A atuação do Stallone é um capítulo a parte, esse só poderei detalhar quando todos tiverem visto, MAS GARANTO vai DEMOLIR tamanha verossimilhança com a vida real. Acho que vai ser até constrangedor para muitos fãs comparar Sylvester Stallone a astros como Bruce Willis, Mel Gibson e Arnold Schwarzenegger pós Rocky VI. Ele está há anos luz de gente considerada boa como Robert de Niro, e Nicolas Cage, num patamar de mestres como Charlton Heston, Jack Nicholson, Al Pacino e Orson Welles, gente fina, a nata de verdade do cinema, não essas bostas de Robert Niro e Cage. Compará-lo a esses caras de filme de ação ficará sendo piada depois desse filme. Até porque esse filme não tem ação nenhuma, ZERO de ação. Muita gente aqui vai se contorcer por causa disso, fazer o que se vc não estudou e só curte porrada? E pra quem se acha inteligente demais para esse filme UM RECADO: Depois que o sábio Platão, o maior dos filósofos no final de sua vida disse:”só sei que nada sei” em um ataque de humildade seu ar de “super-inteligente” só me faz constatar como vc é burro, raso e pretenso. Um verdadeiro Jean Paul Sartre da favela, um Dostoiveski do planeta dos macacos, um Nietzche circense.

O filme é metafórico com relação a carreira do próprio Stallone que há anos vem sido vítima de deboche e desprezo. È uma reflexão transposta para o personagem Rocky Balboa de sua vida pessoal atual, sobre envelhecimento, esquecimento, sobre ser motivo de piada, enfim... não posso contar mais porque isso estragaria surpresas e influenciaria opiniões.

É filmaço, é melhor que o I SIM, não acho melhor que o III mas vai surpreender muuuuita gente, fãs e não fãs. Só deve decepcionar mesmo a rapaziada maromba sem cérebro que só quer ver uma porrada e comer uma pipoca com a namorada. Esses vão odiar. Pode não estar indo bem nas bilheterias e é perfeitamente compreensível já que não tem ação em si, mas é lição de vida, o filme é HONESTO.Grande Sly, sempre fui contra essa continuação, cheguei muitas vezes a ridicularizá-la, como fã te caçoei e vc me surpreendeu. Você tem o olho de tigre, me pegou desprevenido e foi legal ver que vc saiu de pé, ver a crítica “cult” gringa falando bem do filme, PAGANDO a LÍNGUA tem sido a melhor vingança de todos esses anos de injustiça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todos os dias quando eu ligo a TV e vejo os reclames de Rocky Balboa me lembro de vc, caro amigo, e penso:
Pq diabos ainda não fui assistir???

Pois bem, irei!

PS: Eu leio o seu blog ;)

Paulinho Tanner disse...

Fernandaaaaaa!!!! Querida vá assistir Rocky Balboa, eu garanto que vai valer o ingresso, é coisa fina, olha o que eu tô dizendo. E valeu por ler meu Blog hehehehe, eu não sou o típico Bloger que sempre atualiza as paradas, mas eu me esforço.
bjokas
:***